Copo de Pitágoras: Onde o ganancioso não tem vez

Pitágoras era realmente um garoto sagaz. Sim, é o mesmo que te fez tirar zero na prova de geometria(no fim do post tenho um gif especial pra você 😉 ).

Bom, a parada é a seguinte, Pitágoras inventou um copo com um sifão no centro, como podem ver na imagem abaixo, com o objetivo de punir seus alunos que fossem gananciosos e resolvessem colocar mais vinho na taça do que os outros, o detalhe é que se você ultrapassa a altura do sifão, a vinho começa a cair e a pressão puxa todo o resto do líquido até o fim. Sagaz, não?

Physagorian_Pythagoras_Greedy_Tantalus_cup_05

 

No vídeo que assistiu, o experimento vai mais longe testando outros tipos de líquidos e o mais interessante é o comportamento do mercúrio, principalmente em conjunto com a água, uma vez que o mercúrio, por ser mais pesado, vai para o fundo, o peso da água não consegue exercer pressão suficiente para que ele suba até o topo do sifão, formando um bloqueio e permitindo que o copo seja preenchido até derramar pela borda. E como é muito bem ressaltado, você até pode usar este truque pra beber mais, mas vai ser o último, ever!

Como prometido, um gif pra explodir sua cabeça. E fica a pergunta, porque meus professores não me explicaram desse jeito?

teorema-pitagoras

PS: Pessoal, agora temos uma nova seção no menu direito do site com a lista dos melhores vlogs sobre ciência, cumprindo nossa missão de divulgadores científicos. Tem algum blog, site ou vlog para indicar? Fale com a gente pelo email: onisciencia.blog[arroba]gmail.com ou na nossa página do Facebook