O Gato de Schrödinger

Ao ler o título muita gente deve imaginar: “Oun que cuti cuti, um físico e seu bichinho de estimação!” Buuuut, se aprofundarmos no assunto, o título do post refere-se a uma experiência imaginária macabra que esse famoso físico do século XX bolou, na qual um gato está vivo e morto ao mesmo tempo!

What-Excuse-me-Say-what-GIF

Isso mesmo! Isso seria possível graças a mecânica quântica (segundo esse locão aí), ramo da ciência que estuda as partículas subatômicas (que são menores que os átomos). O objetivo dele era apontar o comportamento das partículas subatômicas em uma situação que fosse fácil de se entender #sqn.

A ideia primária do experimento é a de que se um gato ficasse preso em uma caixa fechada, as sete vidas do animal ficariam comprometidas por partículas radioativas. Se elas fossem estimuladas dentro da caixa, o bichano morreria, senão, ele continuaria vivo. Bom, por enquanto nada de ilógico e awkward.

O experimento de Schrödinger

Ilustração do experimento de Schrödinger

A treta malígna começa quando essa situação nada racional é estudada de acordo com as leis do mundo subatômico, na qual pasmem: as duas possibilidades podem acontecer ao mesmo tempo, ou seja, o gato do capeta estaria VIVO && MORTO!

SupernaturalDeanWhatTheHell-1

A doideira não pára por aí! Se alguma interferância como uma luz fosse usada para observar o fenômeno, as “realidades paralelas” da caixa no mundo subatômico entrariam em síncope e, simplesmente, o observador iria ver somente uma das realidades.

Too much information!!!

É, acho que nem os irmãos Winchester conseguem desvendar esse mistério!

tumblr_mc66x5zbaZ1qb7ejv

 

  • Eder Paraiso

    Posso ter entendido tudo e não ter entendido nada ao mesmo tempo. Se alguém me perguntar, terá somente uma das respostas, visto que é uma interferência que causaria o colapso do sistema. Jamais saberemos =p

    • Alessandra Santos

      Pois é Eder já pensou você lá vendo o bichano morto mas em outra dimensão ele estaria te observando? oO Doido demais!